sábado, 17 de março de 2007

A Imigração Vêneta no feminino



É a mulher que mantém vivas as tradições vênetas, conservando e transmitindo cantos, orações, histórias de vida e da terra natal, pratos de cozinha, língua, provérbios...

"A emigração no feminino foi por decênios desconhecida, apesar de que mulheres, mães e filhas tenham tido sempre um papel determinante nas vicissitudes migratórias, em modo particular nos decênios do êsodo em massa para os estados centro-meridionais do Brasil, como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde mais que trabalhadores braçais isolados, emigravam inteiras famílias".

"Presença humilde e silenciosa, sempre submetida ao homem, pai ou marido que fosse, a maior parte das vezes analfabeta, privada dos direitos hereditários, exclusa da instrução e do uso do dinheiro, submetida desde menina à rítmos massacrantes de trabalho, que iniciavam com o escuro e com ele terminavam, a contribuição da mulher foi decisivo para o alcance dos projetos dos emigrantes".

Texto do ex-presidente nacional da ANEA, Aldo Lorigiola, no prefácio do livro "Brasile per Sempre", da autora Francesca M. Raouik.

"Firmes como rochas a enfrentar a fome e a miséria no Brasil, o componente feminino da imigração vêneta contribuiu com o próprio sacrifício para a posse e a fixação dos "italianos" em uma terra nova e às vezes inóspita". Texto de Silvia Costa.


www.fainors.com

visite também:

Associação Bellunesi nel Mondo - Erechim
http://bellunesierechim.blogspot.com/

Associação Trevisani nel Mondo - Erechim - http://atmerechim.blogspot.com

Circolo Vicentini nel Mondo de Erechim http://vicentinierechim.blogspot.com

Imigração Vêneta http://veneti.blogspot.com/

Imagens de Erechim - Passado e Presente http://erechimimagens.blogspot.com/

La Piave FAINORS http://fainors.blogspot.com/

A Vista do Meu Ponto - Crônicas http://a-vista-do-meu-ponto.blogspot.com/

Curso FAINORS de Língua e Cultura Italiana http://linguaitaliana.blogspot.com/

Assembléias da FAINORS http://assembleiasfainors.blogspot.com

Gioventù Veneta di Erechim http://gioventuvenetaerechim.blogspot.com/


Nenhum comentário: